Contato
Fale com a gente
Tem alguma dúvida?
Nossa lista de perguntas frequentes pode ajudar.
Tem alguma dúvida?
Nossa lista de perguntas frequentes pode ajudar.
1. Há algum custo para me inscrever e concorrer ao Prêmio?
Não. A inscrição e o processo de avaliação são totalmente gratuitos.
2. Quem pode participar?
O Prêmio destina-se às empresas do setor industrial, aos pequenos negócios de todos os setores e aos ecossistemas de inovação do país. Abrange ainda os pesquisadores que apoiaram as empresas em seus resultados de inovação.
3. Como se inscrever no PNI?
A inscrição para o Prêmio Nacional de Inovação é realizada através do sistema do PNI. Para a 9ª edição o prazo vai de 19 de setembro até 19 de novembro. Acesse aqui.
4. Quais as vantagens em participar da premiação?
Ao participar da premiação, o participante terá direito ao Relatório de Avaliação, elaborado por especialistas em inovação que compõem o grupo de avaliadores. Esse relatório apresenta o feedback da avaliação, além do comparativo do desempenho da candidatura com relação às demais da mesma modalidade.
5. Todos os participantes inscritos recebem o Relatório de Avaliação?
Sim, todas as empresas, ecossistemas de inovação e pesquisadores empreendedores que finalizarem a fase de inscrição terão direito ao seu Relatório de Avaliação.
6. Quais empresas podem concorrer?
Para a modalidade 1 (empreendedor individual, micro ou pequeno negócio), a empresa poderá ser dos setores industrial, serviços, comércio ou agronegócio. Para as modalidades 2 (média empresa do setor industrial) e 3 (grande empresa do setor industrial), é necessário o enquadramento como empresa industrial, como empresa participante da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) ou como contribuinte do Sistema Indústria.
7. O que significa ter o cadastro da minha empresa com pendência CNAE?
Para serem inscritas no PNI, as empresas enquadradas nas modalidades 2 (média empresa) e 3 (grande empresa) devem ser do setor industrial, isto é, possuir ao menos um CNAE industrial entre o primário ou o(s) secundário(s). Quando essa determinação não é cumprida, o sistema do PNI sinaliza uma pendência de cadastro. No entanto, ainda que não disponha de CNAE industrial, a empresa pode se inscrever no PNI, nas modalidades 2 e 3, desde que seja participante da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) ou comprove contribuição ao Sistema Indústria.
8. Minha empresa foi vencedora na edição anterior, posso concorrer?
Sim!
9. Como ocorre a escolha da categoria para empresa?
O participante deverá escolher em quais categorias deseja participar e para cada uma enviar as informações da sua solução e dos resultados obtidos com a inovação.
10. Posso me candidatar como pesquisador inovador?
Para concorrer como pesquisador inovador, o indivíduo deve ser indicado por uma empresa participante da edição atual do PNI.
11. Posso indicar mais de um pesquisador inovador?
Não. Será permitida somente 1 (uma) indicação de pesquisador por empresa participante. No entanto, caso o indicado não tenha interesse em participar e decline o convite, um novo pesquisador poderá ser indicado, desde que durante o prazo definido para a fase de Inscrição.
12. Como ocorre a escolha da categoria e modalidade para pesquisador inovador?
O pesquisador inovador concorre em uma categoria única, dividida em três modalidades correspondentes de acordo com o enquadramento da empresa:
Modalidade 1 – Pesquisador inovador em micro ou pequeno negócio;
Modalidade 2 – Pesquisador inovador em média empresa;
Modalidade 3 – Pesquisador inovador em grande empresa.
Portanto, a modalidade do pesquisador corresponde à modalidade da empresa que o indicou, identificada automaticamente pelo sistema do PNI.
13. Quais questões devo responder no questionário de inscrição de pesquisador inovador?
O questionário de autoavaliação do participante pesquisador inovador contém 11 (onze) questões
14. O que é um ecossistema de inovação?
O ecossistema de inovação se caracteriza por uma rede articulada de atores locais de inovação, inseridos em um território específico, que colaboram em prol do empreendedorismo inovador. Essa rede se desenvolve a partir de uma intervenção estruturada, orientada por uma visão de futuro, sustentada por ações coordenadas e metas definidas, sob a orquestração de uma governança.
15. Quais ecossistemas podem concorrer?
Para ser elegível ao prêmio, o ecossistema de inovação proponente deve:
- Estar cadastrado na Plataforma ELI do Sebrae - Ecossistema Local de Inovação para obter o código que viabilizará a participação no PNI. Com o código de acesso disponibilizado pela Plataforma ELI do Sebrae, será possível submeter o caso de sucesso para concorrer na premiação. O código deverá ser informado aqui na plataforma do Prêmio, para carregar as informações cadastrais.
- Refletir o arranjo colaborativo de instituições que promovem ações para fortalecer o empreendedorismo inovador no território, envolvendo governo, academia, empresas e sociedade civil.
- Compor um arranjo, com, no mínimo, 3 (três) instituições membros do ecossistema, para a submissão ao prêmio. Tais organizações devem ser obrigatoriamente uma de cada segmento (Academia, Empresa, Governo), não havendo um limite máximo.
- Estar ativos e ter implementado ações, iniciativas e eventos que evidenciem seu fortalecimento, nos últimos dois anos, tomando como referência a data de início das inscrições.
16. Quando é entregue o Relatório de Avaliação?
O relatório será disponibilizado no sistema de gestão da premiação em até 20 (vinte) dias após a data do término da etapa atingida pela candidata.
17. Quando será a cerimônia de premiação da 9ª Edição?
Junto ao 11º Congresso de Inovação da Indústria, nos dias 25 e 26 de março.
18. Onde acesso os Termos de Uso e Política de Privacidade do Prêmio Nacional de Inovação?
Pode ser acessado a qualquer momento no site, sistema do participante ou clicando aqui.
19. Como receber notícias sobre a premiação?
Envie um e-mail para contato@premionacionaldeinovacao.com.br, manifestando seu interesse em receber nossas comunicações e acompanhe tudo sobre o cronograma da premiação.
Fale com a gente
contato@premionacionaldeinovacao.com.br
Suporte técnico exclusivo por mensagem: (22) 2219-4934